sexta-feira, 7 de junho de 2013

Passo a passo: horta vertical com calha de PVC


Marianna Rios
Especial para o Correio
Que tal aproveitar o fim de semana para montar uma simples horta dentro de casa ou no jardim? Além de ter temperos e verduras frescas ao alcance das mãos, essa ideia embeleza o espaço e contribui com o meio ambiente.
Isso porque o suporte da miniplantação é feito com calhas de PVC (Policloreto de Vinila) — material de lenta decomposição natural.
Confira, abaixo, o passo a passo.
Material (veja nas imagens):
- 3 calhas de PV;
- 6 tampas ou acabamentos de PVC;
- 2 cabos de aço de 1/8 pol. cortados na medida desejada;
- 6 rebites;
- 2 ganchos para prender;
- As ferramentas necessárias, são: furadeira, trena, caneta para fazer a marcação e protetor para os olhos.
Passo a passo:
1. Com o auxílio da trena e da caneta, marque uma linha reta de uma extremidade à outra da calha. Em seguida, com a furadeira, faça furinhos distantes de 5 a 10 cm uns dos outros;
2. Escolha o local onde a horta ficará suspensa (pode ser em uma parede ou em um suporte de madeira, conforme mostra a imagem ao lado) e fixe os dois ganchos — para saber a distância correta entre eles, pegue a calha e calcule a distância entre os terceiros furos das duas extremidades (veja na imagem);
3. Em seguida, passe os dois cabos de aço por entre os terceiros furos de cada extremidade da calha. Na parte inferior do suporte, prenda o tubo de aço com um rebite e finalize com uma semi-argola de metal. Depois, prenda os cabos aos ganchos.
4. Por fim, basta encaixar as tampas de PVC.
Fonte: Ambientalistas em rede
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Fofurinhas da Manú Template by Ipietoon Fofurinhas da Manú